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quarta-feira, 11 de julho de 2012

Adaptação e Evolução

      Atuar no segmento de vendas é estar constantemente disposto a adaptar-se, já que este é um setor que está em constante evolução.

“O que se percebe é que essa profissão vem sendo aprimorada. Assim, aumenta o grau de exigência em relação ao perfil dos profissionais que ocuparão esses cargos”, explica Lúcia Silva, professora universitária nos cursos de pós-graduação da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), responsável pela disciplina Administração de Vendas.
“Antigamente, vender os produtos à disposição era tudo que um vendedor precisava saber. Hoje, além de vender, o profissional precisa agregar valor em cada negociação que faz. Neste cenário, surge o novo vendedor denominado, em muitas organizações, de ‘consultor de vendas’, que assume funções mais amplas do que simplesmente comecializar, passando a ser responsável por orientar os clientes nas escolhas de suas soluções, ter em mente noções de volume e de rentabilidade, conquistar e reter clientes lucrativos por mais tempo, prestar serviços aos clientes, construir relacionamentos de longo prazo, auxiliar os compradores no uso dos bens ou serviços após a compra. Enfim, é responsável por satisfazer os clientes de hoje e para a atrair os clientes de amanhã”, completa Lúcia, que também é consultora empresarial nas áreas de Marketing e Vendas. 
      Segundo a especialista, cursos e treinamentos ajudam os vendedores a terem uma argumentação mais firme e a tomarem decisões seguras. Lúcia ressalta, ainda, as características de um bom profissional de vendas: amor pela profissão, necessidade de sucesso, disposição para trabalhar, otimismo, carisma, conhecimento técnico e do mercado  (produto, cliente, concorrência), boa comunicação e preparo, tanto físico, quanto mental, para a vida e o trabalho.
“Costumo dizer que a única certeza de que temos quando começarmos o dia no trabalho de vendas é que ouviremos alguns ‘nãos’ e temos que saber digerir isto muito bem”.

" A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro."
      Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.
Albert Einstein

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