Cadastro e Telemarketing em Vendas

      Muitos vendedores se perguntam: "Pra quê fazer telemarketing? As pessoas não querem que fiquem ligando para casa delas!" Correto? Sim correto que eles dizem isso, mas ERRADO que elas não querem que entrem em contato.

      Antes de mais nada, para se fazer um telemarketing com eficiência, você tem que ter tido um bom atendimento, uma boa conversa, ter pego informações corretas como: medidas da pessoa, a ocasião em que ela vai fazer uso do que comprou com você, se era ou não um presente, enfim, ter um bom contato, para depois ter uma boa abertura na hora de solicitar o cadastro para uma futura ligação. Lembre bem, não adianta cadastrar uma pessoa que nem sequer você lembra o nome.

    Então imagine que você fez tudo certo e ao final da venda vai oferecer o cadastro na loja. Sim OFERECER, como se isso fosse uma coisa boa para ela (claro que implicitamente é bem melhor pra você). Você vai anotar nome, telefone, e mail, medidas para roupas e coisas que ela gostaria que você entrasse em contato caso chegasse em sua loja. Feito isso, quando o cliente sair, anote pequenas observações que te façam lembrar desse cliente depois quando estiver olhando sua pasta como, o momento da venda, alguma característica física, uma coisa engraçada que ela disse. Está feito o seu cadastro eficiente. Uma semana depois, quando você entrar em contato para saber como foi a festa em que ela compareceu com a roupa que você vendeu, isso vai parecer mais amigável, e realmente poderá ser. Você passará então de um simples vendedor, a um consultor de moda. Você poderá frequentemente quando entrar em liquidação ou coleções novas chegarem, mandar um e mail ou fazer um telefonema, criando assim, um vinculo de amizade entre você e seu cliente. Imagine que sua loja é o Facebook e você é o Mark Zuckerberg das vendas. Faça seu círcilo de amizades com clientes. Mantenha o seu perfil atualizado e sempre em contato com eles.

      Para dar um pouco mais de crédito a isso que estou dizendo, abaixo coloco uma citação de um livro muito interessante:
“Os clientes talvez não precisem de sua oferta hoje, mas poderão precisar mais cedo ou mais tarde. (…) Menos de quatro por cento das vendas são feitas no primeiro contato; mais de oitenta por cento são feitas apenas depois do oitavo contato.”
Fonte:
LEVINSON, J.C.; WILSON, O.R.; GALLAGHER, B.; Venda de Guerrilha – Armas e Táticas Não Convencionais para Aumentar as suas Vendas; 1ª ED. 2008. LANDSCAPE. 223p.

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